SABER


 

Qual a diferença entre dom, talento e vocação?

Conhecer a trinca dom-talento-vocação é muito importante para a realização pessoal. Comparo esta trinca com a Teoria das Cores, dizendo que o dom é amarelo, o talento é vermelho e a vocação é azul, porque essa trilogia de cores formaria o pequeno arco-íris de nosso destino. O dom é amarelo, ouro, porque é um presente de Deus ou, se soar melhor para você, da Natureza, que é onde sentimos mais a presença divina. O talento é vermelho porque depende da força, do suor, do músculo, da determinação para ser desenvolvido e aprimorado. A vocação é azul porque representa um chamado, algo que vem do horizonte, da imensidão da linha onde o mar se transforma em céu; da vida.

Dom vem do latim donu, presente, dádiva. Segundo os romanos, um dom é uma capacidade especial dada de presente pelos deuses. Bem, o dom é inato. Obra do acaso genético ou do presente de Deus, quem sabe a verdade? A questão é que as pessoas nascem com algo especial, que lhes permite realizar bem alguma coisa, com extrema facilidade. E não estou falando só dos gênios.

Já o talento ao contrário do dom pode ser desenvolvido com treino, disciplina e obstinação. Ok; há um componente natural, incrustado no DNA de seu dono, mas, lembrando Thomas Edison, “talento é 1% inspiração e 99% transpiração”. Não adianta a inspiração sem a transpiração, que significa a disciplina para desenvolver seu potencial.

A vocação também tem origem latina e significa o ato de chamar. Quem segue sua vocação obedece a um chamado. Ouve a voz e responde com sua atitude. E como perceber esse chamado? Essa voz tem um timbre e uma intensidade. O timbre é o prazer e a intensidade é a facilidade. Quando faço algo que me dá prazer, e com relativa facilidade, especialmente após algum treino, estou atendendo à minha vocação.

(Adaptado da Revista Vida Simples, 03/2008)

1- Segundo o texto o dom é amarelo-ouro, o talento é vermelho-força e a vocação é azul-mar. Por que exatamente estas três cores e não outras representam  a trinca dom-talento-vocação que formaria o pequeno arco-íris de nosso destino?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: